sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Estilo: Anos 80

Quando eu vi as imagens de Sex and The City 2, claro que pirei, né? Acho que quase toda mulher no mundo adora as aventuras do quarteto fashionista formado por Carrie Bradshaw, Samantha Jonnes, Charlotte York e Miranda Hobbes. Mas sabe quando eu pirei mesmo? Quando vi as quatro vestidas no estilo dos anos 80, no provável flashback que o segundo filme vai trazer.

Clicando nas imagens, elas aumentam.

Imagens via Celebuzz

Sou fã do estilo exagerado dos anos 80, da música, dos filmes... tudo! E quem está prestando atenção nos desfiles por aí já está percebendo que muita coisa que estavam na moda nos anos 80 foram repaginados e trazidos de volta à moda, não é? Desde neon e fluo, até tachas, animal print, cabelos coloridos e com cortes assimétricos, lurex, dourado, paetês, ombros marcados, batom vermelho e rosa... tudo isso a gente já viu nos ícones fashion dos anos 80. Pensanso nisso, resolvi fazer um Anos 80 Revival pra gente ver o que foi passado e o que dá pra usar nos dias de hoje.

A moda dos anos 80 começa a ser desfilada no auge da música disco, ainda no final dos anos 70. Era o fim da era flower-power dos hippies, mas o colorido ainda estava lá. Só que agora as roupas traziam a classe, o brilho, a ostentação e o exagero das discotecas.

Foi nos anos 80 também que o corpo começou a ser evidenciado. Era essencial que se tivesse um corpo bonito e saudável. A moda das academias se espalhou e as roupas usadas na malhação também ganharam as ruas. Polainas, leggings, moletons, faixas no cabelo e principalmente o tênis viraram ícones fashion.

Com o culto ao corpo, as roupas passaram a valorizar as formas femininas, com fendas, tomara que caia, balonês, cintura alta e cintos (quem já viu isso nos desfiles atuais? Todo mundo!).

Os ícones musicais eram geralmente os que lançavam as modas na época, principalmente a rainha do Pop. Madonna mantinha um visual rebelde imitado e idolatrado por muita gente, com seus tutus de tule, rendas, cintos, colares, pulseiras, saia com leggings ou meias arrastões, pérolas, jaquetas jeans, ombreiras, cabelos armados, olhos com maquiagem pesada e boca vermelha.


Ainda na música, Cyndi Lauper, Debbie Harry e Joan Jett também eram definidoras de estilos, cada uma seguindo uma vertente. Cyndi (amooo demais!) era a colorida. Usava cores no cabelo, na make, nas roupas... tudo de uma vez. Ela abusava de colares, pulseiras, cintos e outros acessórios, sempre de couro, correntes e tachas, além das mini-saias com meias coloridas, de renda ou arrastão.


Debbie Harry, a vocalista da banda Blondie, se vestia de uma maneira bem mais sexy. Abusava do couro e do preto, saias e shorts curtíssimos, fendas e animal print.


A Joan Jett fazia o estilo rock 'n' roll como a banda da qual ela participava, a The Runways, até que seguiu carreira solo e imortalizou a música "I Love Rock and Roll" (quem não ama?). Seu estilo incluía cabelo com corte assimétrico, muito couro, tachas e preto.


Os ícones do Cinema também foram essenciais na propagação das tendências da moda. Quem não se lembra do vestido rosa de "A Garota de Rosa Shocking", usado por Molly Ringwald em 1986? O estilo da Molly foi muito copiado na época. Madonna, juntamente com Rosana Arquette, espalhava o estilo rebelde em "Procura-se Susan Desesperadamente", de 1985. Os looks do filme eram inspirados no look da cantora, minissaias com legging, lingerie aparente, jaqueta de couro, colares, cintos, animal print e jeans.


E como falar dos ícones dos anos 80 sem falar dele? O amado de todas as celebrities e non-celebrities (hahaha), propagado por Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo", Tom Cruise em "Negócio Arriscado" e Michael Jackson? Claro que é o Ray Ban Wayfarer, óculos que começaram a ser fabricados nos anos 50, mas que viraram febre no mundo nos anos 80. São utilizados amplamente pelos fashionistas até hoje (nesse site aqui tem várias celebrities usando Wayfarer... amei!).


Pra o post não ficar muuuito grande, não montei looks pra inspirar dessa vez (mas olha só, procurando no Polyvore tem muuitos looks criados por lá, dá pra inspirar, tá?). Mas pelas fotos já vistas, já dá pra ver que muito do que foi moda naquela época ainda é utilizado amplamente hoje em dia. Quer fazer o estilo anos 80, mas com bem menos permanente no cabelo, mangas bufantes e polainas nos pés? Fácil:

- Abuse de cores cítricas, neon, fluo... já vimos por aí, vale tudo: na make, na roupa, nos sapatos, nos acessórios, nas unhas e até nos cabelos;

- Acessórios dourados eram febre... e lembram no post do Fashion Rio quando falei que ele deu muito as caras nos desfiles? Se joga!

- Na make, vale usar muitas cores, sombras fortes de cores vivas, linha d'água bem delineada, batom vermelho, rosa e coral;

- Tachas + correntes = rock and roll. Preciso dizer mais nada, né? Lembre-se que os anos 80 também era a época do metal.

- Os ombros marcados apareceram bastante nos desfiles de inverno, tanto no SPFW quanto no Fashion Rio. Faz a Balmain e abusa das ombreiras!

- Acessorize-se! Se inspira na Madonna ou na Cyndi e use muitos colares, pulseiras, anéis, cintos e meias. Vale correntes, tachas, neon, rendas...

- Animal print, lurex e paetês também são uma boa pedida, mas lembre-se de usar com moderação. Tudo junto é muito gramour pra uma pessoa só!

- Balonê, cintura alta e jaquetas jeans são uma boa pedida pra quem não quer ousar muito no 80s Style.

Por fim, vejam esse ensaio da top russa Sasha Pivovarova para a revista Interview de fevereiro deste ano, tem como ser mais Cyndi Lauper? Amei demais!

É isso, girls. Espero que tenha servido de inspiração!

Aureliana

Muito sobre os Anos 80 eu li aqui.

3 comentários:

  1. Girls!! que barato este post! eu vivi (ui!) bem os anos 80 e eles foram D+! Sabe o que tinha também? Olivia Newton John e a AERÓBICA ahaha. bjs

    ResponderExcluir
  2. Nooossaa como fui me esquecer da Olivia? ahahah
    Eu nasci em 85, mas lembro de muita coisa pq meus irmãos eram todos mais velhos e fãs dos filmes e das músicas. Adoro até hoje!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma menina louca por moda anos 80 rock
    Eu vou participar da gincana cultural anos 80,e vc me ajudou a faser o estilo 100porcento
    brigada
    by Carolina

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails