quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Color Your World!

O nude que me perdoe, mas pra mim não tem look mais bonito e alegre que o cheio de cores, bem a cara do verão, né? Por isso que eu amo tanto as roupas da Farm.

Pensando nisso, e ativando meu mega-power-arquiteta-feelings, resolvi falar um pouquinho das combinações de cores. Isso é básico gente, e uma vez que vocês souberem usar um círculo cromático, poderão usá-lo para combinações de cores em tudo!

Eu aprendi essa combinação na pós-graduação de Design de Interiores e, claro, era utilizada pra harmonia de cores na decoração dos ambientes, mas nada impede que ela seja usada pra combinação de cores de roupas, maquiagens, acessórios e até de esmaltes (sabe aquela moda da unha do anelar diferente? Então!).

Um pequeno parêntese antes de tudo: não sou profissional em cores, tá? Tô sempre aprendendo coisas novas, assim como vocês. Tudo que eu tô explicando aqui pra vocês foi o que eu aprendi na aula (obrigada, professora Kátia! Hahahaha), e tenho certeza que pesquisando no Google vocês vão descobrir muito mais sobre o assunto.

Então vamos lá. Abaixo está o círculo cromático. Ele surgiu das três cores primárias que, juntando-se umas às outras, davam origem às outras cores: o vermelho, o azul e o amarelo.

Pode-se se fazer uma combinação de cores com este círculo cromático de quatro maneiras: harmonia monocromática, harmonia com cores completentares, harmonia com cores análogas e harmonia triádica. Parece difícil, mas não é não. Abaixo eu explico tudo!

Harmonia monocromática - essa é fácil, né? Trata-se de um look feito com uma única cor, podendo-se utilizar cores neutras ou não (cores neutras são os tons do preto ao cinza e do bege ao marrom). É um look mais básico que não tem erro.

Harmonia com cores complementares - as cores complementares são as que estão no círculo opostas umas às outras. Pode-se fazer essa harmonia de cores de quatro maneiras: direta, onde você escolhe uma cor e combina com a cor exatamente oposta à ela; próxima, onde você escolhe uma cor e combina com a vizinha (da esquerda ou da direita) da cor oposta a ela; dividida, onde você escolhe a cor e combina com as duas vizinhas da cor oposta a ela; e com neutros, onde você escolhe a cor e combina com a cor oposta a ela e mais uma cor neutra.

 

Clica aqui pra ver o tutorial da maquiagem e aqui pra ver o Flickr com as unhas da ra_ema.

Harmonia com cores análogas - as cores análogas são as cores vizinhas. Pode-se fazer essa harmonia de três formas: simples, onde você escolhe a cor e combina com suas duas cores vizinhas, da esquerda e da direita; com neutros, onde você escolhe a cor e combina com as suas cores vizinhas e mais uma cor neutra; e com cores complementares, onde você escolhe a cor e combina com as suas vizinhas e com a que está oposta à cor principal (podendo usar neutras ou não).

 

Clica aqui pra ver o tutorial da maquiagem

Harmonia triádica - é feita formando-se um trângulo equilátero (com os três lados iguais vocês sabem né? Todo mundo foi pra aula de matemática!) no círculo. Assim você escolhe uma cor e forma um triângulo, criando uma combinação com as cores que a ponta desse triângulo tocar (acho que nas fotos dá pra entender!).


Pronto, agora vocês já sabem usar o círculo cromático e não têm desculpas pra não usar cores nesse verão! É bem fácil, meninas, e uma vez que você pega o jeito, cria combinações bem legais pra tudo nessa vida, de cores de lençol de cama à maquiagens ousadas. Então imprimam o círculo (a primeira imagem fica bem grande se clicar nela!) e usem e abusem!

Espero que vocês tenham gostado e qualquer coisa podem deixar nos comentários!

Aureliana

Imagens: material da prof. Kátia (hahaha)
Looks: Eu que montei usando o Polyvore
Maquiagens: Like a Make
Unhas: Flickr

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails