terça-feira, 21 de junho de 2011

Receitinha: Macarons

Dissemos no primeiro post sobre receitas que a gente ama se aventurar na cozinha. Nossa maior ambição era fazer macarons, aquele doce francês que tá na moda agora em todas as festas, das mais simples até os casamentos. Tentamos três receitas, variando os ingredientes, e não é que na quarta vez, repetindo a primeira receita, nós conseguimos fazer? Claro que alguns deram errado, racharam e quebraram, mas outros ficaram lindos e perfeitos!
Aí embaixo está uma foto dos macarons que fizemos. Olha como nós estamos ficando metidas!

Pra vocês entenderem um pouquinho da dificuldade de se fazer este doce, um macaron perfeito tem que ter duas partes bem definidas: o dome, parte côncava de cima, que tem que ser lisinho (foi aí que uns dos nossos racharam e quebraram, mas a gente ignorou hahaha); e o foot, que é essa "espuma" que fica no pezinho do macaron. As outras duas receitas que testamos, embora tenham ficado deliciosas, não criaram o tal do foot, então eles não ficaram parecidos com macaron, e sim com whoopie pies.

Enfim, a receita que testamos está bem descritinha nesse vídeo abaixo:

Umas diquinhas:

- Algumas pessoas fazem essa receita com castanhas, mas na nossa que deu certo mesmo, usamos amêndoas. Eu (Aureliana) tenho paladar infantil (hahaha) e preferi as que fizemos com castanhas, juro!

- Se a farinha de amêndoas estiver úmida, coloque-a numa forma e leve ao forno por alguns minutos. É importante que a quantidade de ingredientes seja respeitada, ou não vai dar certo!

- Se você não encontrar farinha de amêndoas (como nós), compre as amêndoas, descasque-as, leve ao forno para torrá-las (não lembro exatamente o tempo que elas levam para torrar, mas é só deixá-las dourar - sem queimar, hein galere?) e depois triture-as com o mixer ou liquidificador.

- Pode parecer besteira esse negócio de desenhar as bolinhas no papel manteiga, mas ajuda muito a fazer macarons simétricos... e vocês sabem que apresentação conta muito, né?

- Essa receita dá um trabalhinho mesmo, mas, como tudo nessa vida, persista que dá certo! É só ver o nosso exemplo!

Boa sorte!

2 comentários:

  1. O meu acabou de rachar. Tá horrível! #mimimi =../

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é super dificil de fazer, né? Tomara que você consiga depois :(

      Excluir

Related Posts with Thumbnails