Dando continuidade aos nossos posts de utilidade pública, (lembram desse falando como consertar o batom quebrado e desse falando como recuperar pó/blush/sombra?). Pois bem, hoje vamos aprender o que fazer com o esmalte que ficou guardado muito tempo e agora está grosso.
Primeiro de tudo, observe se o esmalte já passou da validade. Claro que você pode usar o seu esmalte vencido, se quiser correr o risco. Eu uso. Tem uma discussão bem grande pelas empresas fabricantes de esmaltes acerca da data de validade de seus produtos.
A OPI, por exemplo, diz que o esmalte dura pra sempre, mas que tem que colocar uma data de validade no frasquinho por uma exigência da União Européia. É uma prova de que a empresa testou o produto e sua qualidade permanece a mesma até a data indicada. O argumento da empresa é que os produtos químicos que fazem parte da formulação do esmalte não permitem que haja proliferação de bactérias ou fungos. Eu concordo com eles e uso. Mas não recomendo ninguém a sair usando também. Use se você concorda, sabendo que sempre se corre um risco.
Mas enfim, deixando de lado essa polêmica, vamos supor que o seu esmalte queridinho está ainda na validade, mas engrossou. O que fazer? Você pode fazer três coisas:
1. Se o esmalte estiver só um pouco grosso, fazendo com que as camadas descasquem rápido, coloque o vidrinho dentro de água bem quente. Espere alguns segundos e voilá, esmalte fino de novo! Só que depois de um tempo ele vai voltar a ficar grosso, daí você pode tentar o passo abaixo.
2. Se ele estiver bem grosso mesmo, você pode colocar de 3 a 4 gotinhas de óleo de banana no seu esmalte. Não coloque mais do que isso, ou vai estragar e nunca, nunca mesmo, coloque acetona, pois ela vai tirar o brilho e a qualidade do produto. A Passe Nati, têm no mercado um Diluente de Esmaltes, que é mais eficiente que o óleo de banana para este fim, mas eu particularmente nunca encontrei e sempre usei o óleo sem problemas. Já a Big Universo não recomenda a utilização do óleo de banana, mas sim de um removedor a base de Acetato de Etila.
3. Desencanar e aproveitar que o esmalte engrossou e utilizá-lo com o carimbo de unhas. As placas da Konad funcionam com esmaltes especiais para carimbos, que são mais grossos. Algumas pessoas usam os da coleção Única Camada da Colorama, que têm a fórmula mais grossa pra cobrir a unha com uma só camada, ou deixam o esmalte normal aberto por um tempo para que ele engrosse. Se você não quer arriscar alterar a fórmula do seu esmalte, eis um bom jeito de aproveitá-lo mesmo depois que engrosse.
Agora o importante mesmo é cuidar bem dos seus esmaltes. Não adianta ter uma coleção enorme e deixar que eles estraguem, né? Anota aí esses cuidados básicos:
Cuidando deles apropriadamente, você consegue manter os seus vidrinhos sempre novos.
ADOREI a dicaaaaaaaaaa. vou poder recuperar meus 15 esmaltes abandonados no verão passado AUHUHAHUAHUHUAHUAHuh
ResponderExcluirminha coleção é tão vasta q nem sei o q fazer (é d ++++++)
HAUHUAHAHUHUAHUAHUHUAHUAHUHUAHUAHU
kkkkkkkkkkk começa assim com 15, Karla, e quando a pessoa vai ver, tem 275 =X
ResponderExcluirkkkkkkkk
=**
hahahah adoei a dica... estou com um vidro de óleo de banana e fui atrás de alguém que tivesse experiência no uso dele...
ResponderExcluirvou recuperar meus 50 vidrinhos!!
eu tb, se deixar, daqui a pouco tenho mais que o dobro... adoooooro cores!
parabéns pelo site ;)
Obrigada!
ExcluirEspero que consiga recuperar todos!
Bjs e boa sorte!